quinta-feira, 14 de março de 2013

Scanner ajuda polícia a identificar contrabando nas estradas brasileiras


Equipamento é capaz de apontar mercadorias suspeitas mesmo em veículos em movimento. Cinco máquinas de raio-X estão em operação.
O equipamento da Polícia Rodoviária Federal identifica mercadorias suspeitas dentro de qualquer veículo, inclusive em movimento.
Na BR-163, ainda em Mato Grosso do Sul, outro motorista é parado e mente. Só que o raio-X já tinha revelado vários pacotes escondidos em compartimentos secretos: ao lado do motor, no parachoque traseiro e na lateral do assoalho.
No ano passado, a Receita Federal apreendeu R$ 2 bilhões em mercadorias e veículos que entraram ilegalmente no Brasil. Cigarro está entre os principais produtos ilegais vindos do Paraguai. Um caminhão graneleiro, que deveria estar carregado de grãos, levava um carregamento de cigarros. O carro foi apreendido, mas o motorista fugiu.
Já em Mato Grosso do Sul, o raio-X encontrou carregamentos maiores. Para não fazer muito volume na carga, contrabandistas colocam um pneu dentro do outro.
Cinco equipamentos de raio-X já estão fiscalizando as estradas brasileiras.
“Esses equipamentos são apenas parte do que se pode fazer pra controlar as áreas de fronteira”, aponta Fernando Salla.
Opinião: As quadrilhas e criminosos vem inventando todos os dias novas técnicas e modos de praticarem os delitos, e a policia por sua vez tem que se modernizar com novas tecnologias na busca de um combate mais eficaz a criminalidade. Esperamos que este tipo de investimento seja cada vez mais freqüente em nossas forças policiais.
Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário