quarta-feira, 22 de maio de 2013

DCAV PCRJ lança cartilha de prevenção à pedofilia


16/5/2013

Iniciativa desencadeada para o Dia Nacional do Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) lançou a cartilha virtual “A criança e o adolescente – quais medidas devemos tomar para evitar que sejam vítimas de pedofilia?”. O documento tem como objetivo informar e orientar os pais de como perceber e evitar que menores de idade sejam vítimas de pedofilia.
A cartilha foi inspirada no livro “Marianinha: a menina que botou a boca no trombone”, escrito pelo policial e psicólogo da DCAV, Emerson Brant. Ele é o responsável por ouvir os menores e verificar comportamentos que possam caracterizar o abuso sexual.
Para o delegado Marcelo Braga Maia, titular da DCAV, a iniciativa vai ajudar aos responsáveis a identificar sinais de que um menor está sendo vítima de pedofilia. “Esperamos que a cartilha ajude na prevenção do crime, por que quando a polícia toma conhecimento do fato, geralmente o crime já ocorreu. O que queremos é que os pais e familiares saibam identificar as alterações comportamentais dos filhos antes de os abusos começarem. Que eles acreditem e confiem no que as crianças estão falando. Só assim poderemos combater a pedofilia.”, destacou o delegado.

link da cartilha: http://urutau.proderj.rj.gov.br/policiacivil_imagens/imagem/150513_cartlhaDCAV.pdf

fonte:http://www.policiacivil.rj.gov.br/exibir.asp?id=16895

Nenhum comentário:

Postar um comentário