Nesta semana o programa Papo de Responsa Espírito Santo, desenvolvido por policiais civis da Academia da Polícia Civil (Acadepol/ES), está promovendo encontros com aproximadamente 540 alunos da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, no município da Serra, e da Escola Marista Champagnat Terra Vermelha, em Vila Velha. O projeto funciona em parceria com policiais civis da equipe do Papo de Responsa Rio de Janeiro.
O evento teve início na tarde da segunda-feira (02), na Academia da Polícia Civil (Acadepol) com a participação de cinco policiais civis que comandaram o Papo no Chão com 115 alunos das três turmas da 8ª série da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Cidade Continental, no município da Serra. E na quarta-feira (04) e sexta-feira (06), será a vez dos alunos da 6ª série e 7ª série participarem. “Esta etapa representa a conclusão de um processo de três ciclos realizada por policiais civis com esses alunos”, contou o Diretor da Acadepol, delegado Heli Schimittel.
Dando continuidade ao projeto, nesta terça-feira (03) e quinta-feira (05), a equipe do Papo de Responsa Espírito Santo estará em Terra Vermelha, Vila Velha, outra região de vulnerabilidade social, concluindo o processo de aproximação na Escola Marista Champagnat Terra Vermelha. Aproximadamente 230 alunos das turmas do 6° ao 9° ano serão atendidos.
Segundo informações do delegado Heli Schimittel, o projeto visa aproximar a Polícia Civil das regiões de vulnerabilidade em nosso Estado, ampliando o contato e as referências de pessoas a partir de uma reflexão crítica sobre a necessidade de conviver com diferentes grupos na cidade e diminuir os preconceitos existentes. “Temos como público alvo a juventude dessas comunidades, no intuito de fazer uma campanha de prevenção e de educação, a partir de um papo direto entre jovens e policiais, mostrando a realidade do envolvimento com a criminalidade”, relatou o Delegado.
Papo de Responsa Espírito Santo
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Estado do Rio de Janeiro. A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, por meio de policiais da Acadepol/ES, conheceu o programa e em parceria com a polícia carioca, trouxeram para o Estado. “O programa foi muito bem aceito e surtiu um grande efeito no Rio de Janeiro, onde começou, e, assim, importamos em parceria com a Polícia Civil de lá o projeto para o nosso Estado”, contou o diretor da Acadepol/ES.
O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convidou o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado um “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o Papo no Chão, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição.
No período de agosto a dezembro de 2013, um total de cinco escolas foram atendidas e, aproximadamente, 700 jovens com idade entre 12 e 17 participaram do programa. O papo de responsa esteve em quatro escolas de Vila Velha e uma da Serra.
fonte:http://www.pc.es.gov.br/component/k2/3705-policiais-civis-reunem-mais-de-500-estudantes-em-encontros-do-projeto-papo-de-responsa-es
Nenhum comentário:
Postar um comentário