segunda-feira, 28 de abril de 2014

Polícia Civil realiza palestra para professores do Programa Aluno Cidadão

Publicado em 28/04/2014


A Polícia Civil, através da Divisão de Prevenção e Educação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DIPE/DENARC), realizou uma palestra preventiva na 1.º Formação de Professores do Programa Aluno Cidadão 2014 na tarde da última sexta-feira (25/04). A palestra foi realizada a convite do Ten. Cel. Egon Kvietinski, Coordenador do Programa, e aconteceu no Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre.

A palestra "Prevenção às Drogas: Responsabilidade de Todos" foi proferida pela escrivã Jaqueline Garcia Brasil de Macedo e teve como objetivo capacitar os professores do Programa Aluno Cidadão, promovendo cada vez mais a prevenção ao uso de drogas junto à comunidade escolar. Foram abordados os principais tipos de drogas apreendidas, sua composição e efeitos físicos e psíquicos no organismo, assim como o trabalho realizado pela Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas no Estado. Também estiveram presentes no Painel de Enfrentamento à Drogadição  o palestrante Major Cilon Freitas da Silva, Coordenador Estadual do Proerd, e a mediadora delegada Shana Luft Hartz, titular da 16 ª Delegacia de Polícia.

A diretora da Dipe, delegada Sônia Maria Dall'Igna, ressalta que o referido Projeto pertence ao Programa de Segurança Pública com Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul e objetiva estimular atitudes e comportamentos de cidadania plena através do respeito mútuo, valorização da vida, solidariedade e obediência às regras de trânsito. Ela também salientou que trabalhos preventivos como este são de suma importância para fortalecer cada vez mais a aproximação dos órgãos de Segurança Pública com a comunidade. Ao final, foram entregues materiais preventivos aos presentes e divulgado o número do Disque-Denarc 0800 518 518.



Fonte: PC.RS

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Fabrício Carpinejar ensina estudantes a lidar com bullying em Santa Maria

A palestra integra o programa Educar sem Discriminar, das secretarias de Educação e de Justiça e Direitos Humanos do Estado


A manhã desta quarta-feira foi de risos e aplausos no Instituto de Educação Olavo Bilac. A descontração e as brincadeiras deram o tom leve e divertido para um tema sério: o bullying. E o escritor Fabrício Carpinejar - também conhecido, na infância, como Panqueca, Morcego e Placenta - foi o escolhido para discutir o tema com os alunos das turmas de 3º ano do Ensino Médio, do curso normal e do politécnico das escolas Maria Rocha e Olavo Bilac.

Carpinejar, que durante sua infância e adolescência carregou também a alcunha de aspirador de pó, superou o medo e a vergonha dos apelidos ainda jovem e conta como conseguiu essa proeza no livro Filhote de Cruz-Credo: A Triste História Alegre de Meus Apelidos. Assim como fez na obra literária, ele relatou suas experiências aos alunos. A palestra integra o programa Educar sem Discriminar, das secretarias de Educação e de Justiça e Direitos Humanos do Estado. A principal lição que o autor deixa é de reagir sempre com bom humor e não se deixar abalar em casos de bullying.  
- Vim mostrar que a linguagem, assim como a poesia e o humor, também podem desarmar o bullying. Temos que exibir e preservar as diferenças e mostrar que a gentileza nunca é em vão - explica o escritor.

Durante o encontro, Carpinejar contou que, no início, tinha vergonha e procurava fugir dos colegas. Ele lembra que fazia um caminho mais longo para a escola - uma estratégia para evitar encontrar outras crianças. Outro drama era a hora do recreio, quando o pequeno Carpinejar se isolava e preferia manter a distância dos colegas.
- Eu fazia o meu próprio bullying quando fugia do recreio ou escolhia o caminho mais longo. Eu tinha vergonha da minha própria família, porque eles poderiam perguntar os motivos pelos quais meus colegas me chamavam de Freddy Krueger, e eu teria que explicar. Até que eu vi que eu poderia responder o apelido. É preciso fugir do sofrimento. A pessoa que vai te ofender nunca espera receber uma resposta - recomendou o escritor aos alunos.

Bianca Cevero, 17 anos, aluna do 3º ano do Maria Rocha, conta que já era fã de Carpinejar e que aprovou as recomendações:
- Estou achando ótimo, dá para ter uma visão de como a gente pode lidar melhor com este assunto.

Thailine Becker, 17 anos, também aluna do Maria Rocha, lembra que o tema é sempre interessante, e a forma engraçada e os conselhos de Carpinejar, além da forma descontraída, deixaram os alunos mais atentos para a discussão.
- É um tipo de assunto que tem que debater, porque quem geralmente sofre bullying não relata os problemas. Assim, o pessoal se solta mais, na brincadeira - avaliou a estudante.

NÃO SOFRA
Confira as dicas de Fabrício Carpinejar para vítimas e para quem provoca bullying:

- A ofensa não é pessoal - Se tu tratares como pessoal, vai ferir teu orgulho e vai gerar ressentimento

- Todo mundo pode ser vítima de bullying - Tanto em casa, pelo excesso de amor, como na rua pelo excesso de ódio

- É importante brincar com o outro, desde que saiba brincar consigo - Eu só sou legítimo para criticar alguém se eu me critico antes

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA


Delegada realiza palestras em Passo Fundo


Nessa quarta-feira (23/04), a delegada Claudia Cristina Santos da Rocha Crusius, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Passo Fundo, ministrou duas palestras e participou de um debate, todos vinculados à violência de gênero. Representando a Polícia Civil, pela manhã a delegada palestrou para alunos do 2º grau do Instituto Menino Deus. À tarde, ela palestrou junto com o professor Dr. Francisco Fianco, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Passo Fundo sobre o tema "A visão social da violência de gênero: o impacto das pesquisas sobre o tema na desconstrução do machismo". Durante à noite, a palestrante participou de mesa redonda sobre violência contra a mulher, na Faculdade de Medicina da UPF, em atividade da Liga Acadêmica de Medicina Legal, evento que contou com a participação também do Juiz de Direito da Comarca local e professoras dos cursos de Medicina e de Direito da UPF.



Fonte: PC.RS

Delegada participa do lançamento de Centro de Referência em Saúde e Direitos Humanos em Porto Alegre


Inauguração do Centro Universitário de Referência em Saúde e Direitos Humanos
Na quarta-feira (09/04), a delegada Sônia Dall'Igna, representando a Polícia Civil, esteve presente na inauguração do Centro Universitário de Referência em Saúde e Direitos Humanos. O Centro é uma parceria entre a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), estando localizado no 8º andar da sede da FMP, na rua Coronel Genuíno, n.421 e com funcionamento das 12h às 18h. No local, alunos de Direito da FMP e da Psicologia da UFCSPA poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula, tudo com supervisão de professores.

A delegada Sônia, que há muito já colabora com atividades preventivas relacionadas ao uso de drogas lícitas e ilícitas naquele estabelecimento de ensino universitário, ressalta a importância da existência de um centro como esse inaugurado em nosso Estado. Estiveram presentes na solenidade o Presidente da FMP, o promotor de justiça David Medina da Silva, o Coordenador Substituto do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, promotor de justiça Mauro Souza, o Vice-Reitor da UFSCPA, Luis Henrique Telles da Rosa e a Dra. Helena Hubert Silva, idealizadora do Projeto, entre outras autoridades.

Fonte: PC.RS

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Polícia Civil realiza palestra preventiva para a Brigada Militar na região da fronteira. PC.RS


A Polícia Civil, através da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE/DENARC) realizou, nesta terça-feira (22/04), uma palestra de prevenção ao uso de drogas para integrantes da unidade de Policiamento Ostensivo, parte do efetivo do 2º Regimento de Cavalaria Montada Coronel Juvêncio, de Sant'Ana do Livramento. Na ocasião, a escrivã Raquel Viegas Mazzucco explicou como reconhecer os entorpecentes, as novas combinações de drogas como o "KEY" (cocaína com analgésicos para cavalos), o "Sucesso", e as demais substâncias comumente apreendidas, além de como elas interferem no comportamento dos usuários de diferentes tipos de drogas.
A palestra contou com a participação de cerca de 80 pessoas, que realizaram muitas questões, tornando a apresentação bastante dinâmica. O trabalho de combate ao narcotráfico realizado pela  Polícia Civil foi apresentado aos participantes através da divulgação do número 0800-518518, além de ser disponibilizada uma cópia da palestra a pedido dos policiais presentes. A proposta de parceria entre a Brigada Militar e a Polícia Civi foi enfatizada e enaltecida pelos representantes das duas instituições na ocasião do evento.

Fonte: PC.RS

DEAMs PC.RJ participam de ações sociais do Governo do Estado

Eventos aconteceram em Santa Tereza e em Paciência
15/4/2014 


Policiais das Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs) de Campo Grande, zona oeste do Rio, Nova Friburgo (Região Serrana) e Belford Roxo, Baixada Fluminense, participaram, neste fim de semana, 12 e 13 de abril, das ações sociais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que ocorreram em Paciência, no bairro Sete de Abril, na Zona Oeste, e em Santa Teresa.  
Sob a coordenação da delegada Márcia Noeli Barreto, titular da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM), as policiais distribuíram cartilhas sobre a Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340, de 2006), conscientizando às mulheres da necessidade de se conhecer à Lei para defenderem seus direitos.
Em Paciência compareceram a delegada Gabriela Beauvais, titular da DEAM Campo Grande, e sua equipe. A DEAM Nova Friburgo, sob a liderança da delegada Alessandra Andrade participou da Ação Social da Caravana do Sorriso, que ocorreu em Santa Teresa, da qual participou, também, a DEAM Belford Roxo, representada pela delegada Maria Aparecida Mallet e sua equipe.


fonte:http://www.policiacivil.rj.gov.br/exibir.asp?id=19001

Escola de Governo MS realiza na quinta-feira a primeira roda de conversa do Tereré com Debate

22/04/2014 



Campo Grande (MS) - A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov) inicia neste mês de abril o projeto “Tereré com Debate”, uma proposta inédita que visa constituir um espaço de socialização e diálogo sobre questões contemporâneas de interesse do servidor público, com a preocupação constante de valorizar o profissional e aprimorar seus conhecimentos.

Os debates serão organizados pela Escola de Governo/MS, que convidará, em cada mês, personalidades ligadas aos temas propostos para exporem informações relevantes, ouvirem experiências e dialogar sobre posicionamentos.

Serão convidados a participar os servidores da esfera estadual, federal e municipal. O nome “Tereré com Debate” pretende unir a metodologia do debate com a informalidade da discussão na roda de tereré (hábito da cultura regional), contribuindo para a criação de um ambiente descontraído, que favoreça a aprendizagem, permitindo que os servidores se expressem e participem democraticamente do debate, tendo a oportunidade de conhecer detalhadamente assuntos polêmicos, expressar suas opiniões e expor suas dúvidas.

O projeto busca incentivar o surgimento de grupos de estudo e discussão em diferentes áreas, valorizar o profissional e aprimorar seus conhecimentos, contribuindo com a melhor qualificação de recursos humanos e influenciando positivamente a prestação dos serviços do cidadão.

A Escola de Governo atende o servidor público com cursos de qualificação e ações que promovam a formação de lideranças e contribuam para o desenvolvimento da gestão pública. Além dos cursos e de projetos inovadores, como o “Tereré com Debate”, a Escola de Governo realiza o Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública, que nesta edição (2014) terá R$ 200 mil em prêmios.

Nesta primeira edição do projeto, o tema é “Boas Práticas nas Finanças Pessoais”. O debate acontece no dia 24 de abril, às 8h30min, na Fundação Escola de Governo - MS, Avenida Monte Castelo, 269 - Monte Castelo - Campo Grande/MS - Fone/Fax: (67) 3321-6100.

Assunto: Tereré com Debate
Local: Fundação Escola de Governo – MS
Horário : 8h30min
Data: 24/04/2014 (Quinta-feira)
Inscreva-se por e-mail tererecomdebate@escolagov.ms.gov.br até o dia 20/04.

fonte:http://www.policiacivil.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=160&id_comp=1878&id_reg=229952&voltar=home&site_reg=172&id_comp_orig=3631

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Polícia Civil e Guarda Municipal de Cachoeirinha.RS firmam nova parceria na prevenção às drogas Parceria


Na manhã desta terça-feira, 15/04, a Divisão de Prevenção e Educação - DIPE/DENARC, representada por sua Diretora Delegada Sônia Dall'Igna, recepcionou os agentes da Guarda Municipal de Cachoeirinha – Inspetora-chefe Lucimara Santos, Inspetor Jefferson Brasil e GM Michel Fabiano. A reunião teve a finalidade de renovação de parceria para a realização de palestras preventivas naquele município, abrangendo as escolas que não foram contempladas no ano anterior.

Na pauta também estava o convite à DIPE para colaborar no desenvolvimento de temas que incluam prevenção e direitos humanos, uma vez que a Guarda Municipal recentemente criou uma divisão especificamente para a elaboração de projetos. Segundo a delegada Sônia, os visitantes foram presenteados com kits preventivos, marcaram agenda para o atendimento duas escolas e se despediram firmando a retomada do trabalho de prevenção à disseminação do tráfico e uso de drogas, iniciado no final do ano passado, junto à comunidade escolar municipal.

Fonte: PC.RS

Polícia Civil.RS realiza palestra preventiva para jovens do projeto Primeiro Emprego do CIEE Palestra


A Polícia Civil, através da Divisão de Prevenção e Educação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DIPE/DENARC) realizou, na tarde dessa terça-feira (15/04), uma palestra preventiva para estudantes que participam de programa de preparação para o encaminhamento ao primeiro emprego do Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE/RS), no centro de Porto Alegre. Trinta jovens com idades entre 15 e 18 anos, que estão matriculados no sistema regular de ensino em estabelecimentos diversos, assistiram a palestra ministrada pela escrivã Raquel Viegas Mazzucco, com a finalidade de instruí-los sobre os malefícios e as conseqüências originadas do uso de substâncias ilícitas.

Também foi realizado um alerta sobre os aspectos policiais e judiciais que recaem sobre os que são surpreendidos em posse de substâncias entorpecentes, ainda que seja somente para o consumo próprio. Como todos os alunos são candidatos a uma vaga de emprego, foi ressaltada a importância de eles não possuírem antecedentes, já que seus possíveis empregadores, segundo o CIEE, procuram jovens sem envolvimento em situações de conflito. O Disque-Denarc 0800-518-518 foi divulgado, além de terem sido distribuídos materiais explicativos aos participantes.



Fonte: PC.RS

terça-feira, 15 de abril de 2014

SSP E SES AUXILIAM RECUPERAÇÃO DE USUÁRIO DE DROGAS QUE VIVEM EM RUAS

ESCRITO POR CLÁUDIO SILVA ON 10 ABRIL 2014.

Uma operação das secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP) e Saúde (SES), com a participação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CapsAD), realizada na quinta-feira (10), realizou um trabalho de assistência social com dependentes  químicos de  diversos pontos no Centro Histórico Madre Deus, Fonte das Pedras e da Areinha, em São Luís. O intuito é oferecer aos usuários atendimento médico, psicológico e social.  O trabalho da SSP foi realizado por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e da Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública da área Oeste (Saisp).

De acordo com o delegado Joviano Furtado, do Saisp Oeste, que coordenou a operação, já foram realizadas, desde o ano passado, 15 ações desta natureza, com assistência a cerca de 300 pessoas. Ao aceitarem o atendimento, as pessoas receberam alimentação e foram encaminhados ao tratamento visando a recuperação.

O delegado Joviano Furtado disse que as ações feitas pela polícia Civil e Caps AD visam orientações com profissionais qualificados. “Queremos que eles compreendam o risco do consumo de drogas. Além disso, tem a finalidade de reinseri-los na família”.

Tratamento

De acordo com o diretor do CapsAd, Marcelo Soares, a equipe de saúde orientam, oferece banho, refeição, atendimento médico, acompanhamento terapêutico e social.  “Depois é feita a entrevista em que o paciente é questionado se gostaria de participar de um tratamento”. As pessoas que aderirem ao serviço são submetidas a exames e depois recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes administrativos e sociais, que são responsáveis pelo contato com a família e outros registros.

A Terapeuta Ocupacional, Morgana Abtibol Vale Lobão, que atende paciente no CapsAd, informou que durante o tratamento é feito um levantamento do histórico de cada paciente. Quando o paciente opta por participar do tratamento, diversas instituições que atuam como parceiros realizam palestras com os usuários.



fonte:http://www.policiacivil.ma.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2232:ssp-e-ses-auxiliam-recuperacao-de-usuario-de-drogas-que-vivem-em-ruas&catid=27:noticias&Itemid=361

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Delegacia de Polícia de Mata e a EMATER, realizam palestra a produtores rurais no interior do município.


No ultimo dia 08.04.2014, o escrivão Fernando Sant'Anna, supervisionado pelo Delegado Othelo Saldanha Caiaffo, delegado titular da DP de Mata (21ª DPR), prestou orientações aos produtores rurais da localidade de Demétrio no interior do município. A iniciativa é parte integrante do projeto “Como Prevenir Crimes no Meio Rural”, uma inciativa conjunta da Delegacia de Polícia de Mata e a EMATER do município, cujo o intuito é servir e informar à população residente nas localidades mais afastadas e longinquas do meio rural, que possuem uma maior dificuldade ao acesso a justiça, facilitando assim o exercício de seus direitos e da cidadania por estes indivíduos, além de conscientizá-los sobre como melhor agir para prevenção da criminalidade. 

fonte: DP de Mata/PC.RS

quarta-feira, 2 de abril de 2014

DPAM.PC.RJ realiza ação social na Vila Kennedy

31/3/2014 -




A Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM), a convite da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizou, no dia 29 de março, uma ação social na Vila Kennedy, em Bangu, comunidade recém ocupada pela forças de segurança. Os agentes distribuíram a cartilhas explicativas e deram orientações às mulheres de como elas devem agir caso sofram alguma violência doméstica.
A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Volta Redonda foi a designada para participar do evento, que contou com a presença da delegada titular, Maria Magdalena Carnevale Alves Tomelin, e apoio de policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).



fonte:http://www.policiacivil.rj.gov.br/exibir.asp?id=18827