quarta-feira, 4 de junho de 2014

Polícia Civil de Jacarezinho/PR inicia ciclo de palestras aos Profissionais da Educação para prevenção do abuso sexual infantil

04/06/2014


A Delegada de Polícia Carolina dos Santos Fernandes, da 12ª SDP de Jacarezinho, ministrou uma palestra na “Escola Municipal Silvestre Marques”, com o tema: “Como a escola pode prevenir, identificar e combater o abuso sexual de meninos, meninas e adolescentes”. Esse ciclo de palestras se estenderá durante todo o ano letivo e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Jacarezinho. 

O objetivo dos encontros é capacitar professores para efetuarem a abordagem junto com alunos, pais e comunidade sobre a necessidade de se interromper o ciclo de violência sexual, realizando programas de saúde sexual em sua grade curricular, bem como, capacitando os professores para efetuar a correta abordagem das crianças e adolescentes, quando recebem a notícia de abusos sexuais dentro do ambiente estudantil. 

Foram discutidos quais os procedimentos administrativos, as implicações criminais e o apoio que devem ministrar às vítimas de violência. As policiais civis Caroline e Tatiana que estão à frente do projeto, procuraram esclarecer os profissionais da educação acerca dos crimes sexuais, da responsabilidade que professores e diretores tem em comunicar os órgãos públicos competentes diante da notícia de crimes sexuais, atribuição essa intransferível e que deve ser legalmente cobrada. 

A Palestra estabeleceu, principalmente, uma ligação direta entre escolas e o Setor de Atendimento à Mulher (SAEM) da 12ª Subdivisão Policial para o combate aos crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes, já que a partir desse ano, as escolas enviarão documento oficial ao SAEM relatando os casos de abuso sexual ora relatados pelos alunos no ambiente escolar, fortalecendo a rede de enfrentamento ao abuso e exploração sexual.

fonte:http://www.dpi.policiacivil.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3202&tit=Policia-Civil-de-Jacarezinho-inicia-ciclo-de-palestras-aos-Profissionais-da-Educacao-para-prevencao-do-abuso-sexual-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário