sexta-feira, 31 de maio de 2013

Consulta de placas de veículos pode ser feita pelo celular

Disponível para equipamentos móveis com sistema operacional Android, o aplicativo auxilia o trabalho da polícia na recuperação de automóveis

Aurtora: Samanta Nogueira | snogueira@redegazeta.com.br
 
Ao observar um veículo suspeito na sua rua, o cidadão capixaba pode consultar a placa por meio de um aplicativo no celular e verificar se ele é roubado. O serviço Placa Legal foi anunciado nesta segunda-feira (06) pelo Governo do Estado e já está em funcionamento. Disponível para equipamentos móveis com sistema operacional Android, o aplicativo auxilia o trabalho da polícia na recuperação de automóveis.
O usuário pode baixar o aplicativo no aparelho pela loja online Google Play. Quando detectar alguma situação suspeita, ele deve abrir o serviço e digitar a placa do veículo. Se não houver registro de furto e roubo, a informação aparece registrada na tela na cor verde. Já se for um automóvel furtado ou roubado, esse dado estará destacado na cor vermelha. Na mesma tela vai aparecer um botão com o número do 190 para acionamento imediato.
O secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia, afirmou que a possibilidade de denúncias falsas à polícia é mínima. “A possibilidade de denúncia falsa é quase nula em função do próprio sistema. A pessoa digita a placa, o sistema faz a consulta e apresenta se há alguma restrição ou não. Havendo restrição, o cidadão pode ligar para o 190 e indicar a localização para a polícia. O atendimento será feito de forma imediata”, disse.
Outra funcionalidade do aplicativo é verificar se a placa do veículo é falsa ou clonada. Na tela aparecem as características do veículo consultado. Assim é possível compará-las com as do automóvel que a pessoa viu na rua. As pessoas que não tiverem equipamentos com sistema Android poderão acessar o serviço pelo site da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Segundo o governador Renato Casagrande, o sistema e outros investimentos em tecnologia vão contribuir para o trabalho mais eficiente das polícias.
“Começamos a fazer a incorporação de computadores nas viaturas. Ao todo são 800 viaturas com computador embarcado. Trocarmos o rádio analógico pelo digital. Os policiais que trabalham a pé, de bicicleta e motocicleta contam com um smartphone. Os investimentos em tecnologia são para trazer resultados mais rápidos no combate ao crime”, afirmou.
No final do mês de maio, o banco de dados dos computadores embarcados nas viaturas também funcionará offline. Mesmo sem rede, os policiais poderão acessar as informações, de acordo com o secretário de Segurança Pública.

Fonte: Rádio CBN Vitória (93,5 FM) http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/05/noticias/cidades/1436922-consulta-de-placas-de-veiculos-pode-ser-feita-pelo-celular.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário