Ocorreu no auditório da 13ª Delegacia de Polícia Regional (DPR) de Santo Ângelo, de 15 a 19/09, a 25ª Edição do Curso de Aperfeiçoamento de Policiais Civis para Atendimento à Mulher Vítima de Violência. Organizado pela 13ª DPR, sob coordenação do delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, o curso teve como objetivo principal qualificar o serviço de atendimento à mulher vítima de violência na Polícia Civil.
Uma equipe de 25 policiais, que presta atendimento nos casos de violência doméstica, recebeu informações e realizou discussões sobre vários assuntos relacionados. Dentre os assuntos abordados destacam-se violência e gênero, identidade social, direitos humanos e vulnerabilidade, aspectos psicológicos da violência, crimes contra as mulheres, estudos de caso, crimes cibernéticos e relações interinstitucionais da rede de proteção à mulher. Também foi discutido o papel do Pode Judiciário e Ministério Público, notificações compulsórias de violência, violência doméstica e repercussões familiares, necessidades psicológicas dos policiais, patrulha Maria da Penha, sala lilás, prevenção do vírus HIV e protocolo de utilização da pílula do dia seguinte, em casos de estupro.
Para incentivar a prática de atividade física, foi convidado um educador físico, o qual conduziu a execução de ginástica laboral diariamente. Como palestrantes o curso contou com parcerias locais, tais como professores da URI-Santo Ângelo, funcionário da CASE, Juiz de Direito, Promotor de Justiça, Delegados de Polícia, integrantes do Departamento Municipal da Mulher, CREAS Municipal, Hospital Santo Ângelo, IGP, Brigada Militar e ACADEPOL. A metodologia utilizada foi aula expositiva, oficinas e vídeos. A avaliação do grupo foi muito positiva, sendo que foi solicitada a realização de outros cursos a nível local, o que facilita o acesso e a participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário