Ter, 26 de Novembro de 2013
A Polícia Civil de Pernambuco realizou nesta terça-feira (26), pela primeira vez, palestra para os policiais civis sobre Câncer de Próstata. A ação foi em apoio a Campanha Novembro Azul da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU. O especialista em Urologia, Mestre em Urologia pela Universidade de São Paulo - USP e professor adjunto da Faculdade de Ciências Médica da Universidade de Pernambuco -UPE, Arakén Araújo falou sobre a saúde do homem.
A palestra aconteceu no auditório do 1º andar do edifício da Sede Operacional da Polícia Civil, na Rua da Aurora e contou com a participação de delegados, escrivães e agentes. Para o chefe da Polícia Civil em exercício, Romano Costa, a palestra visa alertar os servidores sobre a importância da prevenção da doença. “Agradecemos ao médico Arakén Araújo, ao Gestor da Polícia Científica, Francisco Sarmento e a todos que particparam da palestra”, disse.
O Urologista Arakén Araújo falou da importância da iniciativa da Polícia Civil em patrocinar a palestra. “É preciso que haja mais encontro como esse. O objetivo é tratar assuntos relacionados à saúde do homem a fim de combater o preconceito em torno do exame do toque retal”, afirmou.
De acordo com os estudos, o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer - Inca, que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama.
Segundo o médico se o câncer de próstata for descoberto no início, mais 90% dos casos são curáveis.
O Comissário Especial da Polícia Civil, Carlos Alberto Soares, 56 anos, achou de extrema importância a palestra. “Consegui tirar muitas dúvidas e fiquei imprecionado com os números da doença”, disse.
Mário Soares, 54 anos, também Comissário Especial, achou a palestra extraordinária. “Espero que esta seja a primeira de muitas outras oportunidades. Precisamos dismistificar mais sobre o câncer de próstata e acabar com esse preconceito do exame do toque retal”, afirmou.
A Campanha Novembro Azul foi deflagrada no último dia 04 com iluminação de pontos turísticos em diversas capitais brasileiras.
A doença - O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. A detecção precoce é fundamental para seu tratamentos. De acordo com o Urologista Arakén a doença em ua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.
Este ano, 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia inicia uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário